Conte uma boa história e se torne inesquecível!
Saber contar algo que aconteceu com a gente é o primeiro passo para falar bem. É muito importante aprender a contar uma história de forma atrativa.
Existem pessoas que, pela forma de falar, tornam histórias banais muito divertidas e interessantes e outras pessoas que pela falta de jeito tornam qualquer história chata. Seu objetivo com essa atividade é tornar a sua história interessante. Quem está ouvindo tem que ficar o tempo todo se perguntando “o que vai acontecer”?
Antes de tudo, escolha uma história engraçada ou interessante, algo que tenha te marcado, que tenha deixado uma lembrança. E para contar uma história de forma interessante existe uma fórmula que se aplica à grande maioria das histórias.
1. Ambientação
Você precisa situar o ouvinte na história, contando Quando, Onde e Quem, nessa ordem. O ouvinte precisa ser transportado para o tempo, o local e junto às pessoas na história. Ele precisa formar a cena na mente e precisa dessas informações.
“Lá por 2010, eu tinha 7 anos, fui com minha mãe no shopping…”
“Quando eu nasci, em 2003, eu morava em um prédio e estava brincando com alguns amigos…”
Lembre-se sempre Q.O.Q. – Quando, Onde, Quem.
2. Situação comum
O que você geralmente fazia nesse ambiente? Transporte o ouvinte ainda mais para a cena. Conte alguns detalhes da situação e do ambiente. É assim que o ouvinte cria conexão com o orador, entrando na história. Você precisa ilustrar a cena com mais elementos. Fale de algumas características dessa situação. A história era no shopping? Quais lojas você ia? Se era no condomínio, quais brincadeiras vocês brincavam?
Imagine que você é um desenhista e tem que desenhar a cena na mente do ouvinte.
3. Até que…
Tudo estava normal, até que… esse é o momento de adicionar o inesperado na história. Você teve uma ideia mirabolante? Apareceu alguém, aconteceu algo? Lembre-se de ilustrar a situação com cores vivas, características, sons. A dramatização é importante.
4. Problema
Esse acontecimento acarretou dúvidas e problemas. Quais são essas dúvidas e problemas? O que passou pela cabeça das pessoas envolvidas?
5. Direção
Então você precisava resolver o problema. Na busca pra resolver o problema, como você foi encontrando a direção? Alguém apontou o caminho, ajudou na solução ou você se lembrou de algo e tomou uma decisão? Quais medos você teve? Nessa parte da história você deve explorar os medos e inseguranças das decisões tomadas. Também fale das possibilidades se tivesse feito de outra forma.
6. Solução
Após ter buscado uma direção e tomado decisões, o problema teve sua solução final.
Qual foi o resultado? Quais foram as sensações, a alegria, o alívio e, acima de tudo, o aprendizado. Para que uma história seja marcante, os ouvintes devem levar algum aprendizado para suas vidas, alguma lição.
Essa não é uma “receita de bolo” que deve ser seguida ao pé-da-letra. São os princípios de uma boa história. Adapte sua história a essa estrutura e pratique sua habilidade de contá-la. Você vai se tornar inesquecível!